Condições Comerciais

A – INFORMAÇÕES IMPORTANTES ANTES DA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

A.1 O agendamento do serviço, seja no cliente ou na INSTEMAQ, somente será feito após a aprovação formal deste orçamento.
A.2. Instrumentos incorporados em máquinas, painéis, dispositivos ou outros, é necessário acompanhamento e supervisão de responsável indicado pelo cliente, principalmente no que tange a retirada e re-instalação dos mesmos no caso que não for possível a retiradas dos instrumentos por motivos operacionais, é absolutamente necessário que as máquinas estejam paradas e liberadas, antes do inicio do serviço. Este procedimento será de total responsabilidade do cliente.

A.3. As informações sobre pontos de calibração específicos, erros máximos admissíveis, faixa de medição requerida e frequência de calibração (validade) devem ser enviadas à INSTEMAQ antes da realização do serviço. Caso isso não ocorra, as calibrações serão realizadas mediante os métodos internos da Instemaq, utilizando Padrões Rastreados à RBC ou órgão internacionalmente reconhecido. Caso tenham interesse em conhecer os métodos utilizados pela Instemaq, os mesmos estarão disponveis em nossa unidade.

Tais informações são de responsabilidade do cliente e não fazem parte do escopo da acreditação do laboratório (RBC).
A.4. A calibração oferecida pela INSTEMAQ é uma operação que tem por objetivo determinar o resultado de medição sob condição(ões) específica(s) relacionando valores de leitura do(s) padrão (ões) e do(s) instrumento(s) calibrado(s). Esta calibração será expressa por meio de Certificado de Calibração que em alguns casos, pode conter uma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com uma incerteza de medição associada e não convém confundir a calibração com o ajuste de um sistema de medição, ou seja, a entrega do instrumento de medição com a etiqueta e o respectivo Certificado de Calibração não significa obrigatoriamente que o instrumento esta ajustado, em conformidade a uma determinada norma ou até mesmo que esta adequado para utilização dependendo da sua finalidade. Instrumentos NÃO-COFORME, serão cobrados.

A INSTEMAQ se dará ao direto de emitir a nota fiscal de serviço após aprovação do cliente independentemente dos resultados apresentados fundamentado em que a apresentação dos dados é postulante ao trabalho executado pelo laboratório.

A.5. Calibração nas dependências do cliente: para as calibrações rastreadas, dos instrumentos que não são de processo ou instalados em máquina, o cliente deve disponibilizar um ambiente climatizado, onde, durante a calibração, não haja uma variação de temperatura maior que 1°C. A temperatura deve estar dentro da faixa de 18°C a 32°C.

No caso de calibração acreditada pela CGCRE (RBC), as tolerâncias de temperatura deve estar dentro da faixa de 18°C a 22°C.
A.6. Os valores apresentados são válidos para o fechamento total deste orçamento e atendimento em dias úteis durante o horário comercial das 8h às 17h.

A.7. Recebimento e expedição: segunda a sexta das 8:00 às 17:00 h.
O recebimento dos equipamentos em nosso laboratório será mediante o envio da nota fiscal e o arquivo XML. O arquivo XML deve ser encaminhado no e-mail: faturamento@instemaq.com.br

A.8. Os instrumentos portáteis com calibrações previstas no Laboratório INSTEMAQ poderão ser transportados (com nota fiscal) pelo técnico no dia da visita, sendo a retirada, de responsabilidade do cliente.

A.9. A Instemaq é acreditada para Calibração (CAL 0175) nas áreas Dimensional, Pressão e Torque. O escopo acreditado esta disponivel no site do INMETRO (www.inmetro.gov.br). Na tabela acima, para os serviços que constam “Calibração RBC”, serão emitidos certificados acreditados, com o símbolo da acreditação, desde que todas as condições exigidas nos procedimentos e métodos da Instemaq, possam ser atendidas.

A.10. Em caso de pagamento em atraso, irá ser cobrado multa de 3% e juros de 0,2% ao dia após o vencimento. Boletos não pagos dentro de 3 dias após o vencimento, serão protestados automaticamente.

B – INFORMAÇÕES IMPORTANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

B.1. A INSTEMAQ, além da calibração, quando aplicável, realiza os seguintes serviços nos instrumentos: Limpeza, lubrificação, identificação (gravação dos códigos), identificação da situação do instrumento (Não Conforme ou Rejeitado) e aplica lacre de integridade nos pontos de regulagem.

 

C – INFORMAÇÕES IMPORTANTES APÓS A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

C.1. Os certificados de calibração estarão disponíveis para serem retirados junto com os instrumentos calibrados(salvo em serviços realizados nas instalações do cliente).

C.2. Os certificados dos padrões utilizados, que evidenciam a rastreabilidade da calibração, são disponibilizados ao cliente através do site da INSTEMAQ (https://www.instemaq.com.br/rastreabilidade.html).

C.3. Caso haja necessidade de informações sobre os métodos de calibração e estimativas das incertezas de medição dos instrumentos orçados, essas poderão ser fornecidas em nosso laboratório.

C.4. Após a emissão da nota fiscal, o cliente tem o prazo de até 15 dias para retirar o(s) instrumento(s). Caso não seja(m) retirado(s), a Instemaq se permite o direito de vender o(s) instrumento(s) para pagamento do serviço(s) realizado(s). O cliente declara através da aprovação deste orçamento, estar ciente desta clausula.

D- INFORMAÇÕES TÉCNICAS

D.1. As calibrações serão realizadas através de métodos comparativos diretos desenvolvidos pela INSTEMAQ.
D.2. Nosso sistema da qualidade e rastreabilidade da medição estão de acordo com a Norma ISO/IEC NBR 17025:2005.
D.3. As calibrações serão realizadas por técnicos capacitados e treinados internamente pela INSTEMAQ.

DOC-003 rev.02 de 11/07/2018