MANUTENÇÃO EM INSTRUMENTOS
E EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO
Esta questão é realmente complexa, e muitos profissionais se veem em dificuldades de entender as literaturas técnicas devido a equívocos de vocabulário deste assunto.
Para que possamos embasar a resposta, iremos utilizar as informações contidas no VIM 2008 (Vocabulário Internacional de Metrologia). Até o ano de 1995 eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes.
Por Aferição entendia-se a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise. De outra parte, por Calibração entendia-se o ato de abrir o instrumento e proceder sua manutenção, até que este voltasse a medir dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante e, após esta intervenção, ele retornava ao laboratório onde era então procedida a Aferição.
A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança no vocabulário técnico nacional a fim de adequarem-se a terminologia internacional ou VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.
Hoje, a palavra Aferição caiu em desuso. Em seu lugar foi incluída a palavra Calibração e, o que se entendia até então por Calibração, passou a chamar-se de Ajuste.
Assim sendo, quando nos referimos a uma Calibração na verdade queremos dizer o ato de comparar as leituras da Unidade Sob Teste com os valores gerados pela Unidade de Medição Padrão, ao passo que um Ajuste corresponde a manutenção no instrumento que apresentou um erro muito grande durante o processo de calibração.
Então a nomenclatura atual correta é:
Calibração: comparação com padrão, comparação periódica para verificar se houve significativa mudança no resultados do equipamento.
Ajuste: manutenção / conserto dos equipamentos para permitir resultados melhores.
A manutenção de Instrumentos de Medição é uma correção realizada em um determinado equipamento a fim de garantir que ele opere dentro das características especificadas pelo fabricante e ou seus critérios de aceitação. Falando especificamente de instrumentos que são utilizados para garantir a qualidade final de um produto, a Manutenção de Instrumentos de Medição é tão importante quanto a Calibração de Instrumentos de Medição. A INSTEMAQ executa dois tipos de manutenção: Corretiva e Preventiva.
Manutenção Corretiva
A Manutenção Corretiva de Instrumentos de Medição visa restaurar as características originais de um equipamento conforme especificado pelo fabricante e ou que atenda seu critério de aceitação. Realizamos a manutenção corretiva quando há ocorrência de falha, ou seja, quando o instrumento apresenta comprometimento de suas características técnicas originais ocasionando mal funcionamento. É uma atividade técnica responsável pela correção da falha identificada desde um simples instrumento até uma instalação complexa. Essas falhas podem ser devido a vários fatores tais como: Queda, desgaste Natural, Transiente na Rede Elétrica, Vazamento de baterias, Capacidade de Medição Ultrapassada, corrosões, atritos, vibrações, folgas, etc.
Sempre após uma Manutenção Corretiva deve ser realizada uma nova Calibração, devido à alteração de suas características técnicas como sensibilidade de componentes eletrônicos e/ou mecânicos, acoplamentos, etc. A realização de uma nova Calibração é prevista no VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia, expedido pelo INMETRO.
Nos casos onde o valor da Manutenção Corretiva fica abaixo de 50% do valor de um novo equipamento, a Manutenção Corretiva é vantajosa e considerada uma melhor estratégia de investimento.
*Resumo: A manutenção corretiva de equipamentos de medição é feita quando o equipamento apresenta irregularidade que impede o seu bom funcionamento, o objetivo desta manutenção é corrigir as falhas para que o mesmo volte a funcionar normalmente.
Manutenção Preventiva
Os serviços de manutenção preventiva e calibração de equipamentos são os mais requisitados pelos mais diversos setores da indústria a empresas de assistência técnica. Na manutenção preventiva ocorre uma fase importante, que se trata da revisão periódica do funcionamento, assim como do sistema que compõe equipamentos para medição.
Já a calibração de instrumentos diz respeito ao estabelecimento, sob padrões específicos e rígidos, a relação dos valores apresentados pelo equipamento de medição e os que de fato o equipamento deve apresentar como padrão internacional.
Realizando paralelamente a manutenção preventiva de equipamentos, previnem-se ocorrências futuras que relatem danos irreparáveis aos equipamentos e acarretem, inevitavelmente, no despendimento de custos e a parada do funcionamento do instrumento por período indeterminado, e situações que não podem ser previstas, resultando assim, em prejuízos e descontinuidade do sistema produtivo.
*Resumo: A manutenção de equipamentos de medição preventiva é feita de forma periódica que possui a função de analisar todo o sistema presente nos equipamentos, este serviço faz a correção previa de qualquer tipo de irregularidade que possa se tornar futuramente um dano que interrompa as atividades.